Código: | MP1C20022 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | TICP1C | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria do Rosário da Silva Rodrigues |
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Corpo docente: |
Maria do Rosário da Silva Rodrigues |
Português
Identifica e compreende as principais conclusões da investigação sobre o papel das TIC na Educação Pré-Escolar (EPE) e no 1.º ciclo.
Compreende a necessidade de utilizar metodologias apropriadas para utilização das TIC nas atividades de aprendizagem dos alunos nas diferentes áreas curriculares da EPE e 1º ciclo.
Conhece diferentes perspetivas de utilização das TIC na EPE e 1º ciclo e a sua articulação com diferentes opções pedagógicas.
Concebe, planifica e analisa criticamente propostas de utilização das TIC em contexto curricular.
Compreende o papel que as TIC podem desempenhar no desenvolvimento profissional nomeadamente através das redes sociais.
-Utiliza as TIC em contexto de trabalho no EPE e no 1º ciclo.
- O papel das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Pré-Escolar e 1ºCiclo.
- A Internet como recurso educativo das áreas curriculares do EPE e 1ºCiclo.
- Atividades educativas baseadas na Internet.
- Plataformas colaborativas.
- Web 2.0 – potencialidades e implicações para a EPE e 1º Ciclo.
- Análise e avaliação de software de diferentes tipologias (Jogos, imagens, vídeo)
- Ferramentas Web 2.0 na aprendizagem (Blogs, Wikis, Websites, …).
A UC possui duas componentes: uma mais teórica, direccionada a questões de investigação e outra a atividades de sala de aula com as TIC. Na componente mais teórica pretende-se que os alunos conheçam as principais conclusões de investigação quanto às metodologias apropriadas à utilização dasTIC em EPE e 1C, quanto à validade das propostas educativas e ainda no papel que podem desempenhar no desenvolvimento profissional de professores e educadores.
A componente mais prática da UC procura que os alunos, com base na Internet, construam atividades educativas, destinadas nas diversas áreas curriculares da EPE e 1.º ciclo,as discutam procurando-se que adquiram competências relacionadas com o desenvolvimento crítico deste tipo de atividades. Elaborarão propostas de entre as tipologias de atividades baseadas na Internet, já estudadas e bem documentadas (Caça ao Tesouro, WebQuest, Visitas virtuais, etc.). Estas atividades têm por suporte as ferramentas da Web 2.0 (Blogs, Wikis, Websites).
As aulas serão organizadas segundo quatro componentes:
-Leitura e debate de documentos selecionados com origem em estudos e em investigação.
-Atividades práticas envolvendo propostas de utilização dasTIC em contexto EPE e 1ºCiclo.
-Elaboração, apresentação e discussão de materiais curriculares que visem a utilização das TIC na EPE e 1º Ciclo.
-Atividades individuais e em pequeno grupo terão o apoio de uma plataforma colaborativa.
Desde 25 de março, foi adotada uma metodologia de ensino a distância, em consequência do confinamento à residência importo pelo COVID-19. Passou a adotar-se com mais frequência o Moodle e o Zoom.
As aprendizagens relacionadas com a investigação devem ser desenvolvidas a partir de leitura e discussão de artigos selecionados. Algumas das discussões serão presenciais outras decorrerão com base em propostas de trabalho com o apoio da plataforma colaborativa. Procura-se, desta forma, que os alunos debatam experiências de aprendizagem na Educação Pré-Escolar e no1º Ciclo com origem na prática e na investigação educacional
A avaliação da UC deve ter em conta, não só os trabalhos realizados pelos alunos, como a sua participação nas diferentes atividades propostas em aula.
- Assim, devem ser valorizados os trabalhos teóricos e práticos desenvolvidos, a participação nas sessões
presenciais e os contributos deixados na plataforma colaborativa de apoio ao trabalho teórico.
-Os pesos relativos são: trabalho teórico e colaboração (40%); trabalho prático (50%); reflexão final presencial (10%).
Em consequência da metodologia de ensino a distância, foram pedidos mais elementos de avalição aos estudantes, com menor dimensão e com maior frequência.
Portefolio: 20%
Tecnologias nas dinâmicas de sala de aula: 10%
MOOC: 15%
Jogos e Pensamento computacional: 20%
Atividade com Scratch: 15%
Projeto: 20%
Não haverá obrigatoriedade de frequência das aulas mas, muitos dos trabalhos a desenvolver decorrerão ao logo destas sessões.
Eagle, S. (2012). Learning in the early years: Social interactions around picturebooks, puzzles and digital technologies. Computers & Education, 59, 38–49.
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Papert, S.(1994). The children’s machine: Re-thinking school in the age of the computer. NY: Harvester
Wheatsheaf.
Papert, S.(2001). Change and resistence to change in education. In Novo conhecimento nova aprendizagem (pp. 61-70). Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.
Shelly, G., Cashman, T., Gunter, G., & Gunter, R. (2008). Integrating technology and digital media in the classroom: Teachers discovering computers. Boston, Mass, USA.
Yang, Y.-T. C.& Wu, W.-C. I. (2012). Digital storytelling for enhancing student academic achievement, critical thinking, and learning motivation: A year-long experimental study. Computers & Education, 59, 339–352.
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